Procura-se...




Que o nosso país tem condições de deixar de ser emergente, crescer e se tornar uma potência mundial, não é novidade não é mesmo? Mas se isso é verdade, o que impede tal crescimento? As únicas coisas que podem ser notadas com um crescimento acelerado são exatamente aquelas que deveriam diminuir para que pudéssemos prosperar. Corrupção, criminalidade, mau uso do dinheiro público estão em destaque todos os dias do ano em nossos jornais e mesmo assim nada fazemos.
Para mim só existe um culpado para o não avanço de nossa nação: o povo brasileiro! Isso mesmo! Nós somos os únicos culpados pelas péssimas condições de nossas estradas, de nossa saúde, de nossa educação, de nossa inflação, de nossa criminalidade e tudo mais que você possa vir a pensar. Temos o péssimo hábito de nos revoltarmos, esbravejarmos e nada mais.
No ano de 2013 a frase “O gigante acordou!” tomou conta dos jornais, das conversas de bar. Tudo por que o governo resolveu aumentar as tarifas do transporte público. A população foi para as ruas, houveram confrontos com a polícia (que por sinal mostrou seu despreparo), quebradeira, vandalismo, belas imagens de cidadania ai o governo reduziu em média R$0,20 e o tal gigante dormiu novamente.
Mas como este gigante pode dormir? A criminalidade está cada vez maior, a precariedade do transporte público, o sucateamento da saúde, das estradas... E o gigante se conformou apenas com R$0,20? Como assim?
Temos em nossa região diversos problemas, como por exemplo, a BR251 que no final do ano passado levou 14 vidas de uma cidadezinha vizinha a nossa. Viu-se a comoção virtual e nada mais. O gigante agora só se manifesta na internet!
E agora, no início do ano, a vergonha disse adeus a Câmara de vereadores da cidade que aprendi a amar! Vereadores que no primeiro ano de seus mandatos não apresentaram uma proposta sequer que beneficiassem verdadeiramente a população, aprovaram o próprio 13º Salário. A partir de 2014, prefeito, secretários e vereadores, receberão uma “bonificação natalina”. A população se revoltou, esbravejou nas redes sociais e simplesmente foi ignorada.
A saúde municipal está precária, a ponto de já ter faltado seringas para aplicação de uma simples injeção, os buracos tomam conta das ruas e os roubos são cada vez mais freqüentes. E mesmo assim, com tantas prioridades, o projeto mais comentado foi o do 13º. Foi feita uma campanha no face: #VetaPrefeito, mas ele preferiu falar mal da gestão anterior por causa dos estragos provocados pela chuva do que ouvir aqueles que ele representa.
Uma manifestação está sendo organizada para a próxima reunião da Câmara para tentar pressionar o legislativo e levar a vergonha, até o momento sem teto, para a “casa do povo.” Minha expectativa, como sempre é das melhores. Ainda não perdi a fé nas pessoas e creio que a juventude, principalmente irá comparecer. Não somos o Gigante que dizem ter acordado, pelo contrário! Estamos mais para Davi do que para Golias. Mas isso é ótimo não é mesmo? A história nos mostra que grandes coisas são feitas por pequenas pessoas!
Quero poder dizer que tenho orgulho de ser brasileiro. E não olhar para uma minoria de guerreiros e dizer que o Brasil tem sorte em tê-los como filhos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem pudor

É sobre olhar para dentro

Rascunho