Quanto custa a paz?




Paz... O Wikipedia descreve como sendo “um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra.”    
E se levarmos para o lado estritamente pessoal? Qual seria a definição? Seria um estado zen onde nada nos perturba? Um momento onde nosso coração está sereno e nossa vida segue seu curso natural?

Mas quanto vale a paz? Quantas vezes passamos nossa vida em busca desta sensação e sempre que acreditamos estar chegando próximo de conquistá-la vem alguém ou alguma coisa e abala tudo.

Se existe a paz, acho que podemos compará-la com um lago... Onde qualquer pedrinha causa “ondulações” que acaba com a serenidade que ali existia. Mas será que realmente existe a paz? Será que não é apenas um momento de curta duração como um orgasmo?

Onde a paz se encontra? Qual o preço a se pagar para tê-la?

Será que ela está na fé? Podemos afirmar que os religiosos não se abalam? Será que ela está nos ditos “livros de auto-ajuda”? Que por sinal é auto-ajuda apenas para quem escreve!

Podemos colocar sentimentos e emoções com receitas de bolo? Faça isso... Não faça aquilo! E ai eu concordo com Buda, quando ele diz: “A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.”

Pessoas se matam mundo a fora em nome da PAZ! Países se destroem em  nome dela. Já parou para pensar que as coisas mais belas do mundo são as justificativas mais usadas para as maiores atrocidades humanas? Tudo muito confuso!

Muitos de nós nos escondemos por detrás de religião, livros, bebidas, drogas... Tudo para tentar fugir das tormentas da vida. Alguns querem comprá-la, outros querem vendê-la... Mas no fim das contas... Quanto custa a paz?

E para finalizar, quero deixar uma frase de Bob Marley:
“Eu só quero viver em paz e usufruir do que Deus nos deixou no mundo, não preciso de riquezas materiais para ser feliz. Apenas quero sentir o que Deus nos fala em nossos ouvidos em um simples soprar do vento.”






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem pudor

É sobre olhar para dentro

Rascunho