Finalmente 18????

Este tema sempre me chama a atenção. Se um jovem comete um crime um dia antes de completar 18 anos nada acontece, mas se cometer no dia do aniversário já será punido com todo o vigor da lei. Isso quer dizer que para a justiça, em um segundo, ele tem consciência de seus atos, como se todas as coisas que supostamente ele não sabia caíssem em sua cabeça e ele simplesmente, em uma fração de segundos já tem noção de tudo o que não tinha pouco antes.
Complexo isso! A cultura  mundial é muito estranha neste aspecto. Creio que a maior idade tenha que existir para vários aspectos, mas não para decidir se alguém já pode ser responsabilizado por seus atos ou não. Um jovem que rouba, que estupra, que se torna mãe, etc, deveria ser julgado de acordo com a mentalidade do momento e não apenas pelo número de anos que viveu.
Existem pessoas de 30 que não tem idéia do que estão fazendo, como existem pessoas de 13 que já sabem muito bem o que fazem e o que querem da vida. E ai? Como fica isso? Neste caso, acho que os EUA são um exemplo! Eles não apenas são rígidos com o cumprimento de suas leis, como também não levam em consideração a idade das pessoas envolvidas. Quem sabe um dia não chegamos lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem pudor

É sobre olhar para dentro

Rascunho