A dádiva de envelhecer

Minha mãe e meu irmão sempre diz que a melhor coisa da vida é envelhecer. A gente se torna mais esperto, mais calmo e aprende a observar. E é bem assim que as coisas são.
Sempre me achei o esperto, sempre tive atração pelo poder, sempre quis ser o dono da razão, das atitudes, da palavra final... E o que eu consegui com isso? Bem... Acho que vários sentimentos de frustração. Eu era cabeça dura demais! Meu Deus, como eu era! E talvez eu ainda seja um pouco. Mas aprendi a ouvir o silêncio e a fazer dele um grande aliado.
Quantas relações eu estraguei, quantas pessoas já prejudiquei por fazer com que elas se arriscassem em sonhos que não levariam em lugar nenhum. Por fazer com que elas sonhassem sonhos que nem eram delas.
Quantas vezes abri mão da felicidade em busca de mostrar que eu era o tal. Quantas vezes me deixei enganar só para me sentir superior! Foram muitas e muitas vezes. E neste caminho só perdi. Perdi amores, amizades, respeito. Traí confianças. Esnobei... E o pouco - que hoje vejo que era mais que o necessário- que conquistei... Hum... Perdi!
Mas como diz minha mãe e meu brother, envelhecer é uma dádiva. Tanta coisa conquistei depois que cheguei ao fundo do poço. Tanta coisa boa aconteceu depois que eu me vi sozinho, depois que eu provei do meu veneno.
Cresci e aprendi que as conquistas não devem ser compartilhadas com todos, assim como o fato de nem todo sonho foi feito para se tornar realidade. Bons momentos estão nas coisas simples, nas pessoas simples, nos gestos simples... Quando se enfrenta suas limitações a vida se torna mais leve. Quando se conhece suas fraquezas é que se descobre o tamanho de sua força. Quando se tem poucas pessoas ao seu lado é que se nota que não é preciso estar cercado de pessoa... É preciso ter as pessoas "certas" ao nosso lado.
Grandes amigos se tornaram apenas conhecidos e pessoas com quem quase não tenho contato, e outras que eu nunca nem vi, se tornaram tão importantes para meus dias serem felizes que é difícil acreditar. O conceito de amizade se modificou... A amizade se modificou.
Do passado, hoje só tenho lembranças, que são como anciãs me mostrando o caminho a seguir. O presente faz jus ao teu nome e me incentiva a ir além, muito mais além. E o futuro? Ah! Esse eu espero acontecer... Plantando as coisas certas, sem muito risco... E assim vou vivendo. Entendendo que o pouco pode ser o bastante e que isso, por si só já é o suficiente!

Não quero consertar o passado, agora eu simplesmente aceito! Colhendo as antigas e novas lavoura. Sentindo orgulho do que hoje eu sou e tendo a certeza que tudo isso é fruto do simples fato de envelhecer... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem pudor

É sobre olhar para dentro

Rascunho